Todo representante, que antes era chamado de vendedor, tem uma carteira de clientes, que nada mais é do que uma relação das empresas que compra ou já compraram produtos que ele vende. Ele faz visitas aos clientes para lembrá-los que está pronto a atender qualquer pedido, ou seja, faz a manutenção de sua clientela com visitas, telefonemas e e-mails.
Os médicos e dentistas dependem das indicações de seus clientes para ampliar sua clientela. Quando você sai do colégio e começa a estudar numa faculdade, todo seu ambiente se renova, conhece pessoas, professores e funcionários.
Você forma rapidamente uma nova turma e acaba "trocando" alguns amigos antigos pelos novos. Se começa a namorar então, nem amigos novos são mantidos.
As pessoas deveriam manter uma carteira de amigos, fazer sua manutenção usando o mesmo modelo de um representante. Conversar sempre, mandar e-mail e cartões de aniversário. Ligar pra saber como está e até se foi viajar ou passear no final de semana. Não precisa ser um contato diário, mas uma vez por mês, mandar um e-mail é legal. Com isso estará lembrando as pessoas que você existe.
Você quer saber o porquê disso? Um dia, seu amigo vai saber de algo que te interessa. Se vocês tiverem contato ele logo te avisará. Se for sobre um curso, um trabalho na sua área e você souber logo? As pessoas lembrarão de quem lembra delas e sempre será assim.
Mantenha seus amigos "ativos" na sua rede e sempre amplie esse contingente. Mantenha sua imagem viva na lembrança deles e, no futuro, receberá o retorno desse trabalho.
terça-feira, 16 de junho de 2009
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